Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré
Ordem dos Frades Menores Capuchinhos
Tel.: (13) 3227-5977 • +55 13 99118-0719 • sec.paroquial@bsaembare.com.br
Secretaria: Segunda a Sexta: 8:00-11:30 / 13:00-16:30 • Sábado 8:00-11:30
Diocese de Santos
“Deus é Deus de amor que transforma a semente em árvore, em fruto que alimenta a vida, e, por vezes, o luto!...
Deus é Deus de amor que muda o ninho dos pensamentos em ninho de luz; que muda as ideias em ação que nos conduz, ou deixa que nós caiamos, para compreender Jesus.
Deus é Deus de amor que nos deu os pés, para que haja caminhada, nos ofertou as mãos, para dar trabalho à enxada; mas, se ferirmos o companheiro, erramos a estrada.
Deus é Deus de amor que nos deu a cabeça para pensar, que nos premiou com o coração para amar; quem aceita o ódio, não pode cantar.
Deus é Deus de Amor que tudo fez, sem usar o alarde, que tudo faz, mesmo que achemos tarde; que nunca diz: Sois covardes.
Deus é Deus de amor que nos deu o verbo e nos ensina a falar, que nos deu a boca e nos ensina a cantar: que nos deu o coração e nos ensina a amar”. Este pensamento de São Francisco de Assis mostra o amor e o respeito que nutria por Deus e suas criaturas. Ele nos ensinou que, para sermos melhores para o próximo, o amor é a base de tudo. Nos ensinou sobre fé, humildade, amor ao irmão e compaixão, só assim estaremos mais próximos de Deus.
Amava e respeitava os animais e a natureza, pois para ele todas as criaturas de Deus mereciam serem tratadas com dignidade. Ele conversava com os pássaros e conseguia acalmar animais ferozes. Por todo este carinho e amor dedicados às criaturas de Deus, São Francisco é o protetor dos animais.
O amor a Jesus foi enorme que até recebeu do Salvador suas chagas (estigmas), restaurou a Igreja de Cristo. Viveu e ensinou o amor de Jesus levando e pregando o Evangelho a todos.
Fundou a Fraternidade dos Irmãos Menores, com o ideal de respeito à pobreza e de viver na simplicidade. Seu modo de vida foi e é seguido até hoje por pessoas que acreditam que o amor e o respeito são a base da vida em comunidade.
Inspirados pelos ensinamentos de São Francisco e buscando a perfeição evangélica, os capuchinhos – a primeira Ordem de São Francisco – são seguidores de Francisco ordenados religiosos, como o nosso Padroeiro Santo Antônio. Porém, pessoas leigas que buscam a simplicidade e desejam com atitudes e posturas promover as pessoas em vulnerabilidade, constituem a Ordem Franciscana Secular (OFS). A Ordem está presente no mundo – em nossa Comunidade há 100 anos – promovendo a vida em comum conforme o Evangelho.
Bênção dos animais
Neste ano do centenário da Ordem Franciscana Secular do Embaré e dos oitocentos anos dos estigmas de São Francisco, nossa Comunidade comemorará, dia 4 de outubro, nosso Pai Seráfico com a Bênção dos Animais, às 11h, na Praça em frente à Basílica. A missa solene de São Francisco será celebrada às 19h30 em nossa Basílica.