Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré

Ordem dos Frades Menores Capuchinhos

Tel.: (13) 3227-5977 • +55 13 99118-0719 sec.paroquial@bsaembare.com.br

Secretaria: Segunda a Sexta: 8:00-11:30 / 13:00-16:30 • Sábado 8:00-11:30

Diocese de Santos

Artigos
Embaré reúne Coroinhas da Região Orla para celebrar São Tarcísio
BASÍLICA 15-08-2025

A Comunidade do Embaré, em Santos, celebrou na última quinta-feira, 14 de agosto, a memória de São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas. O evento reuniu coroinhas da Região Orla e foi conduzido pelo pároco e reitor Frei Paulo Henrique Romêro. Participaram jovens das paróquias São Paulo Apóstolo, Nossa Senhora do Rosário da Pompeia, Senhor dos Passos, Nossa Senhora do Carmo, Sagrado Coração de Jesus, além dos anfitriões. 
​Frei Paulo iniciou sua reflexão destacando a história de São Tarcísio, um jovem mártir do século III, que viveu em uma época de perseguição aos cristãos pelo Império Romano. Mas isso não amedrontou Tarcísio, que sempre demonstrou fé madura e um amor profundo pela Eucaristia. Naquela época, as missas eram celebradas em segredo e levar a Sagrada Comunhão aos doentes e encarcerados era um grande risco.
​O pároco relembrou que Tarcísio se ofereceu para levar a Eucaristia a cristãos presos: “Confia em mim. Minhas mãos ainda não estão manchadas com o sangue do Senhor”. Ele protegeu o Corpo de Cristo com reverência, mesmo ao ser agredido por colegas que desconfiaram de seu gesto. Tarcísio preferiu a morte a entregar a Eucaristia para que fosse profanada.
​Para o sacerdote, a vida de São Tarcísio é perfeita representação do grão de trigo que morre para dar muitos frutos, como ensinado por Jesus. Com apenas 12 anos, Tarcísio se tornou um exemplo para toda a Igreja, lembrando que o serviço no altar vai além de ajudar o padre, sendo principalmente sobre guardar e servir o maior tesouro da fé.
​Frei Paulo conectou a história de Tarcísio às leituras do dia. A Primeira Leitura, de 2 Macabeus, sobre o sofrimento de sete irmãos e sua mãe, reforçou a certeza da ressurreição, que animou São Tarcísio em seu martírio. A Segunda Leitura, da Carta de São Paulo aos Romanos, com a frase “Se Deus é por nós, quem será contra nós?”, foi uma resposta clara na vida de São Tarcísio. Ilustrou que a força do jovem não estava em armas, mas na certeza de que Deus estava com ele.
​O Evangelho de João completou a reflexão, com Jesus dizendo que “se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo, mas se morre, então produz muito fruto”. São Tarcísio foi esse grão que produziu frutos com seu martírio, e seu exemplo convida os coroinhas a servirem a Deus com dignidade, reverência e amor.
​Ao final, Frei Paulo reforçou a nobreza da missão dos coroinhas e inspirou-os a seguir o exemplo de São Tarcísio, amando Jesus Eucarístico com o coração puro, protegendo-O em seus corações e servindo-O com zelo. Após a reflexão, os coroinhas renovaram seu compromisso.

São Tarcísio 2025
14-08-2025
.:: • © Copyright 2007 - 2026, Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré ® • Santos • SP • (13) 3227-5977 • sec.paroquial@bsaembare.com.br • http://www.bsaembare.com.br
Av. Bartolomeu de Gusmão, 32 • Embaré • +55 13 99118-0719 • Whatsapp +55 13 99118-0719 • .::
.:: • PORTALWEB 6.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy