Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré

Ordem dos Frades Menores Capuchinhos

Tel.: (13) 3227-5977 • +55 13 99118-0719 sec.paroquial@bsaembare.com.br

Secretaria: Segunda a Sexta: 8:00-11:30 / 13:00-16:30 • Sábado 8:00-11:30

Diocese de Santos

Artigos
CELEBRANDO O CENTENÁRIO COM SANTO ANTÔNIO
BASÍLICA 03-06-2022

Junho é para nós um mês muito especial. Todos os anos, planejamos com cuidado e carinho a Festa de Santo Antônio. Este ano, a expectativa se reveste de uma emoção maior, pois além de nos organizarmos para uma celebração como nos bons tempos, homenageando nosso querido e amado Padroeiro, celebramos também o Centenário de Criação da Paróquia de Santo Antônio do Embaré e da Presença dos Frades Capuchinhos. É bem verdade que ainda estamos sob os cuidados e protocolos da pandemia, mas já podemos respirar melhor dessa angústia pela queda acentuada nas contaminações e internações.
Santo Antônio é modelo para nós de discipulado e seguimento a Cristo por sua simplicidade e proximidade com o povo. Homem culto e letrado, dotado de conhecimento e grande poder de pregação, não demorou muito para que São Francisco de Assis o encarregasse da formação teológica dos irmãos no Mosteiro. “Frei Antônio, meu Bispo”, assim era carinhosamente chamado por São Francisco. Já o Papa Gregório IX, maravilhado com sua inteligência e fala bastante expressiva, o denominou “Arca do Testamento”.
Frei Antônio era mesmo apaixonante com as palavras. Orador de inspiração divina, multidões se juntavam para escutá-lo. Ele converteu grande número de pessoas através de suas palavras e de seus atos. Porém, nenhum desses títulos o fez desviar do caminho do Evangelho. Sua dedicação com as pessoas mais humildes era algo tão notável que Santo Antônio foi eleito o protetor dos pobres e se tornou um dos santos mais amados da Igreja.
Na correria com todos os preparativos desta Festa mais que merecida a este Santo tão querido, unindo a isso o Centenário da Paróquia e de nossa presença capuchinha, tenho ainda encontrado tempo para contemplar todos estes anos em que estou como pároco e reitor aqui da Basílica. Outro dia alguém me perguntou por quais sentimentos sou tomado nesses momentos. Em primeiro lugar, de uma profunda gratidão a Deus por ter me vocacionado neste Carisma. Aqui fui ordenado e dei meus primeiros passos como sacerdote. E essa comunidade me abraçou como a um filho, caminhou comigo e me ajudou a crescer e me sentir preparado para estar à frente quando a Província assim me confiou.
Além disso, uma alegria imensa por servir ao Povo de Deus, por me fazer próximo. Estar no meio do povo, e com o povo, é o que mais me torna feliz. E aqui não poderia deixar de agradecer a acolhida de todo o povo santista com nosso Carisma Franciscano Capuchinho. Deus os guarde por tanto amor e respeito para conosco ao longo desses cem anos que aqui estamos! E faço um convite a você: Venha celebrar e festejar conosco esse Centenário, pois você é parte da nossa história! Aguardo a presença amiga e fraterna de todos!
Ao meu Povo do Embaré, conto com cada um para realizarmos uma linda Festa em honra ao nosso Padroeiro que muito tem intercedido por nós todo esse tempo. Nada nunca foi fácil, mas teria sido impossível sem o olhar atento de Deus e o apoio amoroso de todos vocês. Caminhemos, pois ainda há muito por fazer!
Que Deus nos abençoe!


Frei Paulo Henrique Romêro
Pároco e Reitor

.:: • © Copyright 2007 - 2022, Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré ® • Santos • SP • (13) 3227-5977 • sec.paroquial@bsaembare.com.br • http://www.bsaembare.com.br
Av. Bartolomeu de Gusmão, 32 • Embaré • +55 13 99118-0719 • Whatsapp +55 13 99118-0719 • .::
.:: • PORTALWEB 6.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy