Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré

Ordem dos Frades Menores Capuchinhos

Tel.: (13) 3227-5977 • +55 13 99118-0719 sec.paroquial@bsaembare.com.br

Secretaria: Segunda a Sexta: 8:00-11:30 / 13:00-16:30 • Sábado 8:00-11:30

Diocese de Santos

Artigos
Embaré abre Ano Jubilar na Solenidade de Maria Mãe de Deus
BASÍLICA 04-01-2025

Iniciamos o novo ano celebrando Maria Mãe de Deus, Maria o ponto de união entre o céu e a terra. Ela nos aponta o caminho a seguir que é seu Filho Jesus. Rainha da Paz, a Mãe de Deus, com seu olhar materno nos ajuda a percorrer este ano jubilar para sermos construtores da paz. 
No dia 1º de janeiro comemoramos também o Dia Mundial da Paz, um feriado internacional instituído pelo papa Paulo VI com intuito de promover a paz. Embora criado pela Igreja Católica, o objetivo da data é promover a paz para todos os povos do planeta. Comemorar o Dia Mundial da Paz com a solenidade da Mãe de Deus nos mostra que Maria é a Rainha da Paz, nossa companheira na busca do Amor, que é seu Filho.
Na Comunidade do Embaré, a Solenidade da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus, foi também a abertura do Ano Jubilar na Basílica. A cerimônia presidida pelo nosso pároco e reitor, Frei Paulo Henrique Romêro, teve início na frente da Basílica, com a leitura da Oração do Jubileu e uma breve explanação do frei sobre o Ano Jubilar. Os fiéis seguiram em procissão atrás da Cruz Salvadora e entraram pela porta principal da Basílica que estava toda enfeitada de flores. O frei fez a seguinte oração: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se vós me conhecêsseis, conhecereis também o meu Pai”. 
Frei Paulo iniciou sua homilia ressaltando que nós, católicos, estamos num momento especial, pois a cada 25 anos a Igreja realiza um Jubileu Ordinário para celebrar o Mistério da Encarnação, a presença humana e divina de Jesus Cristo no mundo.
O lema escolhido para o Jubileu é Peregrinos da Esperança. A peregrinação representa o elemento fundamental de todo o evento jubilar, por isso, além das igrejas jubilares de Roma, foram indicadas as igrejas nas dioceses para que a luz da Esperança Cristã alcance todos. Na Diocese de Santos, a Basílica do Embaré é uma das igrejas designadas como local de peregrinação, onde os fiéis que durante o ano vierem aqui e cumprirem alguns exercícios verdadeiros de fé, receberão a indulgência plenária, isto é, o perdão dos pecados, conforme explicou o sacerdote.
O presidente da celebração salientou que nada melhor para percorrermos este caminho da esperança do que iniciarmos de mãos dadas com aquela que é nossa companheira de jornada, sempre nos indicando seu Filho Jesus. Maria, aquela que, entre seus milhares de títulos, carrega em todo o seu ser o título mais excelso: Santa Maria, Mãe de Deus!
“Oito dias após a celebração do Natal do Senhor Jesus, a liturgia deste dia nos convida a olhar para Maria, a “Theotókos”, que literalmente significa ‘a Portadora de Deus’, ou como comumente traduzimos ‘a Mãe de Deus’. Com o seu ‘Sim’, Maria tornou possível a presença de Jesus em nossas vidas e no mundo”, destacou o frei.
O Evangelho de Lucas (2,16-21) fala que Maria guardava todos estes fatos e meditava sobre eles em seu coração, pois ela é a mulher do silêncio, da escuta, da meditação à cerca dos mistérios de Deus. “Atenta aos sinais da presença amorosa de Deus na História, acolhia em seu coração os projetos de Deus, procurava entender os acontecimentos que testemunhava e adequava sua vida aos desafios de Deus”, recordou o religioso.
O frei lembrou que neste dia também é celebrado do Dia Mundial da Paz, instituído em 1968 pelo Papa Paulo VI que propôs aos homens de boa vontade, que no primeiro dia de cada novo ano, rezasse pela paz no mundo. A paz é possível e é o compromisso de todo cristão rezar e espalhar a paz, que primeiro deve acontecer dentro de nós, para fazermos a diferença no mundo e para que sejamos o rosto do Cristo, o Principe da Paz, a cada um que cruzar nosso caminho. Ao finalizar sua homília o frei ressaltou que devemos aprender com Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, a confiar integralmente na ação do Senhor sobre nossas vidas e nos permitamos, como Maria, sermos guiados por Ele.


 Abertura do Ano Jubilar


 


Após a comunhão, o Comentarista da Celebração leu o Decreto para a Concessão da Indulgência durante o Jubileu Ordinário do Ano de 2025 assinado pelo Bispo Diocesano de Santos, D. Tarcísio Scaramussa, e Frei Paulo declarou aberto em nossa Paróquia o Ano Santo de 2025: Peregrinos na Esperança.


 

Solenidade Maria, Mãe de Deus 2025
02-01-2025
.:: • © Copyright 2007 - 2025, Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré ® • Santos • SP • (13) 3227-5977 • sec.paroquial@bsaembare.com.br • http://www.bsaembare.com.br
Av. Bartolomeu de Gusmão, 32 • Embaré • +55 13 99118-0719 • Whatsapp +55 13 99118-0719 • .::
.:: • PORTALWEB 6.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy