Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré
Ordem dos Frades Menores Capuchinhos
Tel.: (13) 3227-5977 • +55 13 99118-0719 • sec.paroquial@bsaembare.com.br
Secretaria: Segunda a Sexta: 8:00-11:30 / 13:00-16:30 • Sábado 8:00-11:30
Diocese de Santos
“Nós vos adoramos, Ó Cristo, e vos bendizemos, porque pela vossa Cruz, remistes o mundo”.
Esta invocação nos introduz a um dos exercícios de piedade cristã que a Igreja propõe para o Tempo da Quarema: a Via-Sacra. A cada estação, contemplamos os mistérios da Paixão e Morte de Jesus.
Na preparação dos segredos da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, nossa Comunidade realiza a Via Sacra 2025 toda sexta feira, de dia 07 de março a 11 de abril, às 16h, no interior da Basílica.
Em cada estação, na oração e na devoção, vivenciamos os passos de Jesus, lentos, doloridos, banhados do sangue das marcas da flagelação.
Com o caminhar pela via dolorosa que Jesus percorreu até seu suplício na Cruz, reconhecemos o amor salvífico de Deus, a intensidade e a grandeza de seu Amor pela humanidade.
Diante de nós, através dos 14 quadros que compõe as estações, a visão de Jesus Crucificado, nos atrai para Ele: “Quando eu for elevado da terra atrairei todos a mim” (Jo 32,32).
A Via Sacra faz-nos sentir a esperança e a misericórdia que emana de sua Cruz Redentora.
Em um dos seus discursos, Papa Francisco nos convida a continuar, não só na Quaresma, “esta Via Sacra na vida de todos os dias. Caminhemos juntos no caminho da Cruz, caminhemos levando no coração esta Palavra de amor e perdão”.
Fraternidade e Ecologia Integral
A CNBB, no caminho jubilar, na celebração do Jubileu dos 2025 da Encarnação, escolheu o tema de acordo com o pedido de Papa Francisco, em 11 de fevereiro de 2022, feito a Dom Rino Fisichella, para que em toda preparação do ano jubilar seja voltada, “à contemplação da beleza da Criação e do cuidar da nossa Casa Comum”.
Assim, foi escolhido para a Via Sacra, o mesmo tema da Campanha da Fraternidade 2025- Fraternidade e Ecologia Integral e o mesmo Lema “Deus viu que tudo era muito bom “(Gn 1,31).