Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré

Ordem dos Frades Menores Capuchinhos

Tel.: (13) 3227-5977 • +55 13 99118-0719 sec.paroquial@bsaembare.com.br

Secretaria: Segunda a Sexta: 8:00-11:30 / 13:00-16:30 • Sábado 8:00-11:30

Diocese de Santos

Artigos
Ascensão do Senhor mostra meta final de nosso caminho
BASÍLICA 01-06-2025

A solenidade da Ascensão do Senhor aconteceu na Basílica do Embaré em clima de muita devoção e fé. Nosso pároco e reitor Frei Paulo Romêro explicou que esta celebração marca momento de profunda esperança e de envio missionário para toda a Igreja. Pois, a ascensão de Jesus mostra qual é a meta final de nosso caminho: a comunhão plena com Deus, a vida definitiva, a vida eterna. Além disso, lembra aos discípulos de Jesus que enquanto caminham na terra têm a responsabilidade de continuar a sua obra e de dar testemunho da salvação de Deus, da sua bondade, da sua misericórdia.
Frei Paulo, com base nas leituras do dia, citou que Jesus, antes da ascensão, reafirmou que tudo que aconteceu – sua paixão, morte e ressurreição – era necessário para o cumprimento das Sagradas Escrituras. Os discípulos, formados na escola de Jesus, a partir deste momento, passaram a ter a missão de levar o Evangelho por todas as Nações. Anunciar a todos os homens e mulheres o amor e essa misericórdia que nos toca profundamente. E o mais importante, Jesus lhes enviaria o Espírito Santo e a força necessária para discernir os caminhos a percorrer e para enfrentar todos os obstáculos.
Ao retornar a Jerusalém, após ver o mestre subir ao céu, os discípulos não demonstraram tristeza, mas júbilo, pois entenderam que Jesus continuaria presente, embora de uma forma nova. A Ascensão, portanto, inaugura o tempo da Igreja.  Ao anunciar o Evangelho, fazemos Cristo presente no mundo, através do amor, da escuta, da acolhida, da justiça e da comunhão. O pároco lembrou ainda que todos nós devemos ter a consciência de que fazemos parte deste corpo místico de Deus.
“Jesus, depois de ter comunicado aos homens o projeto do pai, entrou na vida definitiva da comunhão com Deus. A mesma vida que esperam todos que percorrem o mesmo caminho que Jesus percorreu”, prosseguiu o pároco.
Frei Paulo disse ainda que devemos retomar nossa fé, sermos testemunhas verdadeiras, pois Jesus subiu ao céu, mas voltará. E, até lá somos chamados a ser sal da terra e luz do mundo. “Se estamos reunidos, o Senhor está no centro. Isso transforma nosso presente. Já não vivemos como quem espera em vão, mas como quem caminha com os olhos voltados para o alto e os pés firmes na missão do dia a dia”, prosseguiu.


 


MISSÃO


Frei Paulo afirmou que nesta celebração somos chamados a renovar nossa fé na presença viva de Cristo ressuscitado e nossa responsabilidade de sermos testemunhas verdadeiras. Não devemos ser discípulos parados, inertes e atônitos, apenas olhando para o alto, de ritos e rezas somente, mas precisamos ser discípulos em marcha, guiados pelo espírito, levando a todos a alegria e a esperança do Evangelho.
Reafirmou que a Ascensão do Senhor não é uma despedida, mas fundamentalmente o início de nossa missão. E concluiu: “É com essa confiança que seguimos, como os discípulos, louvando a Deus com alegria e esperando um dia estarmos com Cristo na Jerusalém celeste. Enquanto caminhamos por aqui, como peregrinos de esperança, que tenhamos a certeza de que Cristo ressuscitou e, vivo, está no meio de nós”.

Ascensão do Senhor 2025
01-06-2025
.:: • © Copyright 2007 - 2025, Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré ® • Santos • SP • (13) 3227-5977 • sec.paroquial@bsaembare.com.br • http://www.bsaembare.com.br
Av. Bartolomeu de Gusmão, 32 • Embaré • +55 13 99118-0719 • Whatsapp +55 13 99118-0719 • .::
.:: • PORTALWEB 6.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy