Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré
Ordem dos Frades Menores Capuchinhos
Tel.: (13) 3227-5977 • +55 13 99118-0719 • sec.paroquial@bsaembare.com.br
Secretaria: Segunda a Sexta: 8:00-11:30 / 13:00-16:30 • Sábado 8:00-11:30
Diocese de Santos
A solenidade de Corpus Christi é uma celebração muito importante para os cristãos. A festa comemora a presença real de Jesus no pão e no vinho consagrados na missa.
A Comunidade do Embaré se reuniu nesta quinta-feira, dia 19, para uma missa solene presidida pelo nosso pároco e reitor, Frei Paulo Henrique Romêro. Em sua reflexão, o sacerdote destacou que, neste dia, nossa fé se volta para o mistério que está no coração da vida cristã: a presença real de Jesus.
"Não celebramos apenas um símbolo ou uma lembrança, mas adoramos aquele que continua a se fazer presente de forma real e substancial no pão consagrado: o próprio Cristo, vivo entre nós. Aprofundamos os laços que nos ligam a Jesus e a todos os irmãos que se sentam conosco à Mesa da Eucaristia", ressaltou o pároco.
Frei Paulo comentou que, na primeira leitura, o rei Melquisedec aparece oferecendo pão e vinho em ação de graças e abençoando Abraão, gesto aparentemente simples e profético: a catequese cristã viu em Melquisedec uma prefiguração de Jesus.
Já no refrão do salmo “Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedec” é reconhecido pela Igreja como uma imagem antecipada do sacerdócio de Cristo e do sacrifício eucarístico.
Prosseguiu explicando que, na segunda leitura, São Paulo transmite com fidelidade o que recebeu na noite em que Jesus foi entregue: “Isto é o meu corpo, entregue por vós” e “Este cálice é a nova aliança em meu sangue”.
No Evangelho, que narra a multiplicação dos pães, Jesus diz aos discípulos: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Deus nos deu tudo e, por isso, devemos saber repartir. Nós, cristãos, somos chamados a fazer a diferença no mundo.
O sacerdote ressaltou que quem comunga o Corpo de Cristo é também chamado a ser corpo oferecido, pão repartido, vida doada, pois a Eucaristia nos envia em missão. “Somos desafiados a reconhecer o Senhor nos pobres, nos doentes, nos esquecidos e marginalizados, nos que têm fome de pão, de justiça, de dignidade e de sentido”, afirmou.
Antes da bênção final, Frei Paulo levou o Santíssimo sobre o Tapete Solidário, saindo em procissão pelas ruas do bairro. Ao retornar à Basílica, o pároco conduziu a oração de adoração e concedeu a bênção final.
Tapete Solidário
Na quarta-feira, dia 18, os agentes das pastorais da paróquia se reuniram para preparar o tradicional Tapete Solidário, feito com as doações arrecadadas durante o gesto concreto de Corpus Christi. Neste ano, os paroquianos doaram mantas e cobertores, que foram usados na decoração do corredor central da Basílica com temas inspirados no Ano Santo.
Com criatividade e dedicação, os agentes decoraram o espaço litúrgico, unindo fé e solidariedade. Ao todo, a Basílica recebeu:
214 mantas de solteiro;
254 mantas de casal;
06 cobertores de solteiro;
11 cobertores de casal;
01 edredom de solteiro;
03 edredons de casal;
09 edredons infantil;
10 fronhas.
As doações serão encaminhadas às instituições assistidas pela paróquia, levando acolhimento e calor humano a quem mais precisa.