Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré

Ordem dos Frades Menores Capuchinhos

Tel.: (13) 3227-5977 • +55 13 99118-0719 sec.paroquial@bsaembare.com.br

Secretaria: Segunda a Sexta: 8:00-11:30 / 13:00-16:30 • Sábado 8:00-11:30

Diocese de Santos

Artigos
Renovados pela força do Espírito Santo
BASÍLICA 26-05-2026

A Solenidade de Pentecostes encerra o Tempo Pascal e celebra a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos reunidos no Cenáculo, na presença da Virgem Santíssima. Durante os 50 dias iniciados no Domingo da Páscoa, os discípulos, na companhia de Jesus Ressuscitado, prepararam-se para receber o Espírito Santo.
A Comunidade do Embaré celebrou a data em missa presidida pelo nosso pároco e reitor, frei José Edison Biazio, e concelebrada por frei George Matheus Costelletos Braga dos Santos.
Em sua reflexão, frei George destacou o encerramento do Tempo Pascal: “Por 50 dias vivemos e sentimos, na liturgia e na vida, a luz do Cristo Ressuscitado que rompeu as trevas do sepulcro. Hoje, essa mesma luz se transforma em fogo que aquece os corações. E aquele sopro de vida, soprado na criação do mundo, com Jesus transforma-se em um vento impetuoso que invade toda a Igreja. Celebrar Pentecostes é celebrar a atualização de um mistério que nos alcança e nos transforma”.
Explicou ainda que o Espírito Santo desce sobre todos nós em Pentecostes com uma missão clara: fazer a Igreja recordar, compreender e anunciar que Jesus Cristo é o Senhor. E essa mensagem não pode permanecer guardada ou escondida, pois é justamente nesse anúncio que o Espírito Santo age em cada um de nós.
Deus nos fez únicos e dotou cada pessoa de talentos, dons e carismas diferentes, mas todos eles são concedidos para o bem comum. O Espírito Santo não distribui seus dons para alimentar a vaidade humana. “Ele é comunhão: acolhe a nossa diversidade e cria uma sinfonia de amor voltada para o bem de todos”, prosseguiu.
“O Espírito Santo não é uma força abstrata, uma energia cósmica ou um conceito teológico distante. Ele é a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade; é o oxigênio da Igreja. Neste Pentecostes, deixemos que o Espírito Santo ventile as áreas escuras e fechadas do nosso coração. Peçamos que Ele queime nossas apatias, cure nossas feridas e incendeie nossa paróquia com o fogo do seu amor. Que não tenhamos medo de ser testemunhas. Saiamos deste Cenáculo, que é a nossa celebração eucarística, com as portas do coração escancaradas, cheios de coragem e prontos para anunciar, com a vida, que Jesus Cristo mudou a nossa história”, concluiu.

Pentecostes 2026
25-05-2026
.:: • © Copyright 2007 - 2026, Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré ® • Santos • SP • (13) 3227-5977 • sec.paroquial@bsaembare.com.br • http://www.bsaembare.com.br
Av. Bartolomeu de Gusmão, 32 • Embaré • +55 13 99118-0719 • Whatsapp +55 13 99118-0719 • .::
.:: • PORTALWEB 6.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy