A Ordem Franciscana Secular é um ramo da família franciscana destinada aos leigos e leigas (e também a sacerdotes) que desejam viver, em seu estado próprio de vida, o Evangelho de Jesus Cristo, nos passos de São Francisco de Assis.

Importante destacar que a Ordem Franciscana Secular fora inicialmente chamada de Ordem Terceira Franciscana, em razão do tempo cronológico de sua fundação em relação aos frades menores e as clarissas.

A fundação dos três ramos da família é fruto da intervenção direta de Francisco de Assis, a quem temos por pai espiritual.

A Ordem Franciscana Secular possui uma Regra de Vida própria, aprovada e promulgada pela Santa Sé, cujo conteúdo somente pode ser modificado por iniciativa do próprio Sumo Pontífice. Por esta razão, a OFS se destaca pela sua presença em todos os cinco continentes.

Também aqui no Brasil somos muitos os franciscanos seculares, cerca de 20 mil entre irmãos professos e aqueles que estão no período de preparação.

A profissão é o ato solene pelo qual a pessoa, renovando as suas promessas batismais, se consagra ao serviço do Reino de Deus, vivendo o Evangelho de Jesus nos passos de Francisco.

Para tanto, o irmão que se aproxima da fraternidade passa por um período de acompanhamento vocacional e formativo que dura em torno de cinco anos até assumir os compromissos evangélicos de pobreza, castidade e obediência em caráter perpétuo.

Aqui na Basílica temos uma fraternidade da Ordem Franciscana Secular!

Reunimo-nos todo terceiro domingo do mês, após a missa das 8h, para nosso café fraterno, oportunidade na qual desfrutamos do convívio dos irmãos, rezamos juntos e também estudamos os aspectos que são próprios de nossa espiritualidade.

Mas não é só!

Em todos os demais domingos os irmãos se reúnem em nossa capela, sempre após a missa das 8h, para orações diversas, como o ofício franciscano, a coroa franciscana, adoração ao Santíssimo Sacramento e outras celebrações.

Temos ainda, uma atividade caritativa consistente na entrega de enxoval para mães carentes. Este belo ofício é desempenhado por irmãs da fraternidade e outras voluntárias, e denominamos Roupeiro Santa Izabel que é a padroeira Mundial da OFS.

Reconhecemos a bondade de Deus para conosco em cada irmão que de nós se aproxima para viver a fraternidade!

Sentiu-se chamado?
Dê sua resposta.
Procure-nos!

Paz e Bem!