natal dom airton frente

Natal de Jesus:
Nascimento, dádiva e celebração!

 “Mas o anjo lhe disse: ‘Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus! Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi, e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó; seu Reino jamais terá fim". (Lucas 1,30-33)

 

Então, é Natal... E sua chegada nos permite sempre uma reflexão e uma esperança. É um momento de transformação. Uma marca de nossa fé e de nossa verdade! Para nós, cristãos, o Natal representa vida, amizade e fraternidade. Comemoramos o aniversário de um Amigo querido, que de tanto amor se fez Homem no meio de nossa limitada humanidade.

O mês de dezembro é marcado por gestos de solidariedade, de abraços fraternos, de olhar para o outro sabendo que ele é nosso irmão, porque somos todos filhos do mesmo Pai amado. É tempo fecundo para refletir a grandeza do Criador em se fazer humano e vir morar entre nós. E como Humano, se fez o Menor dentre todos para, outra vez, nos ligar ao Divino e nos reconduzir à Casa Paterna. Não podemos perder essa memória do Natal como Chegada do Menino Deus, que ouviu o clamor de seu Povo e habitou no meio dele! E Deus é isso: um Menino, Humano e Divino; na simplicidade de uma criança, na ternura e na pureza de um simples Menino! Assim é Deus!

A proposta é que esse Natal seja o início de uma Igreja mais comprometida com a verdade, com a missão de verdadeiramente evangelizar. Cumprindo o testemunho de celebrar a presença e a participação efetiva dos leigos como protagonistas, vivenciando com muita fé o Ano do Laicato.

Temos que confiar que somos uma Igreja em saída, missionária e motivada pela Verdade maior de um Cristo renovador e que deve nascer todos os dias em nossos corações.

A nossa comunidade está comprometida com a vida cristã. Os agentes de nossas diversas pastorais, conscientes de que são todos Igreja/Povo de Deus, estão de fato comprometidos com a missão do Reino de servir a cada irmão e irmã, de se fazer próximo, acreditando cada um que o crescimento individual só se completa quando cresce com o outro, quando assume para si que o direito à vida digna é direito de todos.

Neste Natal temos muito que agradecer. O desafio da mudança nos faz mais fortes. E, na presença de companheiros fiéis, a caminhada é sagrada!

Com o trabalho concreto em servir, a nossa amada Basílica do Embaré está aberta para acolher a todos e compartilhar o dom maior do Amor de Deus!

A você, meu irmão e minha irmã, um santo e feliz Natal! Que a chegada do Deus Menino desperte em nossos corações o desejo de fazermos verdadeiramente ser Natal todos os dias! Que sejamos portadores do Amor e anunciadores da Boa Nova: chegou o tempo da Graça!

E que, em 2018, estejamos cada vez mais unidos no amor, na certeza de dias com mais justiça. Acreditando na beleza da vida, possamos ser amparados pelos braços de Nossa Senhora, fazendo de nossa caminhada um encontro de fé, esperança e alegria do verdadeiro cristão.

 

Frei Paulo Henrique Romero