Leitura Orante da Bíblia

grupo leitura orante

Leitura Orante da Biblia

“No inicio do ano passado, Fr.Claudemir reuniu um pequeno grupo para nos instruir sobre a Leitura Orante da Bíblia (Lectio Divina), uma das formas mais antigas de espiritualidade bíblica, com a finalidade de se formarem novos grupos. Consiste, simplesmente, na leitura da Palavra de Deus e na escuta do que ela nos diz pessoalmente, para melhor viver o Evangelho. Hoje, essa prática voltou a florescer em casas religiosas, comunidades paroquiais e, até, individualmente. Todo cristão é convidado a fazer a experiência da LOB, pois, “só pela luz da fé e meditação da Palavra de Deus, pode alguém reconhecer Deus, procurar Sua vontade, ver Cristo em todos os homens”. (Vat.II).
Como fazer a LOB?
Num ambiente silencioso de recolhimento, colocar-se à luz do Espírito Santo e pedir sua ajuda. Então, seguir estes passos:

  1. Leitura: O que diz o texto? Ler, reler, tornar a ler até assimilar a mensagem. Aqui, descobrimos o que o texto diz em si mesmo.
  2. Meditação: O que Deus está me falando? Já não é o que Deus falou no passado, mas o que está me falando hoje, dentro da minha realidade.
  3. Oração: O que o texto me faz dizer a Deus? A leitura e a meditação me levam a um encontro mais direto, íntimo e pessoal com Ele: louvando, suplicando, agradecendo ...
  4. Contemplação: Entrega a Deus e permissão para Ele agir. É um novo olhar a partir da Palavra; um “jeito novo” de ser, ver, viver e assumir a vida conforme o projeto de Jesus Cristo.

Alguém já disse que: “a Leitura procura a doçura bem-aventurada; a Meditação, encontra-a; a Oração pede-a e a Contemplação saboreia-a.”.
É excelente meio de evangelização porque passamos a olhar a vida com o olhar de Deus, com o olhar de Jesus que defendeu a adúltera, que expulsou o mal, que semeou o amor, que escutou o povo simples, que se encantou com as crianças, que tocou tantos corações ...

Por isso cantamos:
“Senhor que a Tua Palavra transforme a nossa vida; queremos caminhar com retidão na Tua luz.”

Nosso grupo se reúne a cada quinze dias, às terças-feiras, às 15hs, na Casa 6.