Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré

Ordem dos Frades Menores Capuchinhos

Tel.: (13) 3227-5977 • +55 13 99118-0719 sec.paroquial@bsaembare.com.br

Secretaria: Segunda a Sexta: 8:00-11:30 / 13:00-16:30 • Sábado 8:00-11:30

Diocese de Santos

Artigos
Comunidade do Embaré celebra padroeiro com linda festa
BASÍLICA 18-06-2024

Treze de junho é a data mais aguardada pela comunidade do Embaré por ser o dia da celebração, com muito amor e fé, do padroeiro Santo Antônio, aquele que dedicou sua vida ao Senhor na pregação do Evangelho e testemunhou seu amor e fé a Jesus. Atualmente, em seu dia, o santo reúne a seus pés milhares de devotos, que o amam e o louvam pelas graças recebidas.
A Festa de Santo Antônio, em nossa comunidade, começou neste ano no dia 24 de maio com a abertura da tradicional quermesse; incluiu período de reflexão da vida e do exemplo de Santo Antônio, com sua trezena, e carreata pelas ruas do bairro. Tudo isso preparando a grande comemoração. No dia 13, houve distribuição de pães e presença de devotos a partir das 7 horas, início das missas na Basílica do Embaré. O grande movimento, incluindo devotos em busca de bênçãos, permaneceu ao longo do dia, até a missa solene da noite.
Entre os sete celebrantes que a Basílica recebeu para as liturgias, esteve o Bispo Diocesano de Santos, D. Tarcísio Scaramussa, que presidiu a missa das 15 horas, quando citou em sua homilia a fala de Santo Antônio: “É viva a palavra quando são as obras quem falam”.D. T
arcísio explicou que Santo Antônio mostrou que, mais do que palavras, são as obras que falam, pois, as obras são frutos de uma vida de amor. Em sua pregação citou como exemplo: “quem está repleto do Espírito Santo fala várias línguas, e estas línguas não são idiomas, mas sim a linguagem do amor testemunhando Cristo na linguagem da humildade, da pobreza, da paciência e da obediência”.
Segundo o Bispo, nos tornamos pessoas boas, quando somos dóceis, atentos, disponíveis e obedientes à ação de Deus na nossa vida. Santo Antônio disse que ninguém está desprovido do Espírito Santo para ser missionário e a pessoa que fala conforme o Espírito Santo lhe inspira é feliz. A fé viva transmiti ao mundo o Evangelho de Jesus e nós, como Santo Antônio, devemos ser instrumentos e anunciadores da Boa Nova de Jesus.


 


Missa Solene


 


Após um dia concorrido, com os devotos visitando, agradecendo e pedinto as bênçãos de Santo Antônio, às 19h30 aconteceu a missa solene seguida de procissão. Nessa liturgia, nosso pároco e reitor Frei Paulo Henrique Romêro agradeceu a presença dos irmãos da sua fraternidade e aos devotos de Santo Antônio, que fizeram durante todo o dia 13 de junho linda festa a um dos santos mais amados.
“Fico a imaginar de qual família católica Santo Antônio não faça parte, não somente em nosso país, mas no mundo todo”, exclamou frei Paulo, ao iniciar sua homília na Basílica lotada. E contou que, já ao iniciar as preparações para a festa, há uma grande expectativa de que tudo corra bem e que a comunidade e as pessoas de fora se sintam felizes e acolhidas ao se unirem neste dia especial. Frei Paulo recordou que Antônio sempre foi o santo que o acompanhou durante a infância, pois era de devoção de sua família paterna. Para ele, é motivo de grande alegria ser pároco na Basílica dedicada a tão amado santo. Lembrou ainda que foi ordenado sacerdote, há 13 anos, no Embaré, que é a sua casa, e o povo de Santo Antônio do Embaré é o seu povo.
O pároco explicou que Santo Antônio foi proclamado doutor da Igreja, não porque era culto, inteligente, versátil, mas sim por suas palavras e fundamentalmente por ser um homem da caridade. Tinha consciência de que não bastava comungar no altar do templo para fazer memória a Nosso Senhor Jesus Cristo, mas viver o real sentido do Lava-Pés, pois não há verdadeira celebração da Eucaristia se não há a partilha do pão, como nos mandou Jesus.
“Santo Antônio pregava o Evangelho porque vivia verdadeiramente a ação missionária e, por suas pregações, muitas pessoas afastadas da Igreja refizeram o caminho da conversão”, destacou frei Paulo.
Após a missa, os devotos saíram em uma linda procissão luminosa pelas ruas do bairro. Os fiéis, louvando a Santo Antônio, iluminaram as ruas do Embaré com suas velas. Ao retornar à Basílica, a imagem do padroeiro foi recebida com muitas palmas e aclamações e os devotos foram abençoados.


 


 


 

Festa de Santo Antônio 2024
17-06-2024
.:: • © Copyright 2007 - 2024, Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré ® • Santos • SP • (13) 3227-5977 • sec.paroquial@bsaembare.com.br • http://www.bsaembare.com.br
Av. Bartolomeu de Gusmão, 32 • Embaré • +55 13 99118-0719 • Whatsapp +55 13 99118-0719 • .::
.:: • PORTALWEB 6.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy