Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré
Ordem dos Frades Menores Capuchinhos
Tel.: (13) 3227-5977 • +55 13 99118-0719 • sec.paroquial@bsaembare.com.br
Secretaria: Segunda a Sexta: 8:00-11:30 / 13:00-16:30 • Sábado 8:00-11:30
Diocese de Santos
Primeiro santo brasileiro e primeiro a ser canonizado fora do Vaticano, Santo Antônio de Sant’Anna Galvão é reverenciado no dia 25 de outubro. Nossa paróquia, em missa solene presidida pelo nosso pároco e reitor Frei Paulo Henrique Romêro, celebrou com alegria este santo franciscano.
Em sua reflexão, Frei Paulo lembrou que Frei Galvão, apesar de pertencer a uma família rica, renunciou a tudo para abraçar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo e, aos 13 anos, ingressou em um seminário jesuíta. Devido à perseguição sofrida por jesuítas pelo Marques de Pombal, deixou o seminário e tempo depois tornou-se um religioso franciscano, da Ordem dos Frades Menores.
Durante sua missão, Frei Galvão realizou diversos milagres, como na construção do Mosteiro da Luz e com suas pílulas, conhecidas como as Pílulas de Frei Galvão.
Comprometido com os pobres e enfermos, Frei Galão abraçou sua vocação em conformidade com as palavras de São Paulo na Carta de Éfeso: “com toda a humildade e mansidão, suportai-vos uns aos outros com paciência, no amor”.
“Sua canonização aconteceu fora dos limites do Vaticano, em missa realizada no Campo de Marte, em São Paulo, presidida pelo então Papa Bento XVI. Isto teve um simbolismo muito importante, pois as canonizações são realizadas na Praça São Pedro, onde o novo santo é apresentado para toda a Igreja do mundo”, destacou o sacerdote.
Profundo devoto da Imaculada Conceição, Frei Galvão consagrou-se à Virgem Maria em 1766, assinando com seu sangue. Inspirado pelo seu amor à Virgem Maria, suas pílulas trazem a seguinte oração: “Depois do parto, ó Virgem, permaneceste intacta: Mãe de Deus, intercedei por nós”.