Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré

Ordem dos Frades Menores Capuchinhos

Tel.: (13) 3227-5977 • +55 13 99118-0719 sec.paroquial@bsaembare.com.br

Secretaria: Segunda a Sexta: 8:00-11:30 / 13:00-16:30 • Sábado 8:00-11:30

Diocese de Santos

Artigos
Quermesse de Santo Antônio supera expectativas
BASÍLICA 29-07-2024

A quermesse realizada este ano pela Paróquia Santo Antônio do Embaré, em homenagem a seu santo padroeiro, superou as expectativas. Balanço feito pela igreja, através de seu Conselho para Assuntos Econômicos (CAP), demonstrou que a festa realmente foi um sucesso. Apesar do registro de movimento acima do esperado, o bom policiamento da área garantiu que não se registrassem incidentes.
Em almoço de confraternização, oferecido no último sábado (27/7) às pessoas envolvidas na tradicional quermesse, o tesoureiro do CAP, Luiz Hélio Munari, fez detalhada prestação de contas e, entusiasmado, afirmou que o excelente resultado de 2024 trará boas surpresas em 2025. Foram 30 dias, 125 horas de evento, com o objetivo de festejar Santo Antônio, o que atraiu devotos não só de Santos, também de cidades vizinhas.
Além de homenagear o padroeiro, a festa anual ajuda na manutenção da Basílica do Embaré, pois ela não conta com isenções (apenas IPTU), o dízimo responde por apenas 40% das despesas e os 60% restantes vêm de recursos variáveis ou eventuais como coletas, lojinha e doações. Segundo o tesoureiro, em alguns meses do ano a receita é menor que as despesas, logo tem que ser complementada. Este fator motiva ainda mais o empenho da comunidade no evento. Além disso, as obras do Centro Pastoral, na Rua Padre Visconti, 6, ao lado da Basílica, também dependem dos recursos da Festa de Santo Antônio.
Boa acolhida, preço justo e qualidade norteiam a tradicional Festa de Santo Antônio. O tesoureiro fez comparações com pratos semelhantes oferecidos por outras festa juninas realizadas na cidade e demonstrou que a quermesse do Embaré continua sendo uma boa opção, um dos fatores que ajudam no crescimento do número de frequentadores. Outro ponto relevante é que, atualmente, 80% dos pagamentos são feitos com cartão e apenas 20% em dinheiro, o que agiliza o atendimento. Com o avanço das obras do Centro Pastoral, hoje a quermesse consegue receber 400 pessoas sentadas e, no último evento, as mesas permaneceram lotadas a maior parte do tempo.


                                    Evolução das obras


Luiz Hélio fez um pequeno histórico da evolução das obras do Centro Pastoral, iniciadas em 2018 com a demolição da casa de mais de cem anos que estava no terreno, pois não havia como reformá-la sem risco de queda. Em 2018 não tinha espaço para fazer a Festa de Santo Antônio. Já em 2019, com a conclusão do primeiro dos três andares do prédio, a quermesse contou com este espaço. Entretanto, em 2019 já se anunciava a pandemia da Covid; em 2020 não houve festa; em 2021 tudo continuou parado e, através de doação, foi feito o muro e o portão.
Em 2022 a estrutura foi usada para o evento e a verba utilizada em 2023 para fechar os andares superiores. Com o resultado da festa de 2023, em 2024 o terceiro andar quase foi concluído – falta apenas o piso. O tesoureiro destacou ainda que, em 2023, uma grande construtora doou a cozinha nova, que foi usada neste ano para preparar pratos e quitutes oferecidos na quermesse.
A previsão de conclusão do Centro Pastoral era de seis a sete anos. Entretanto, lembrou Luiz Hélio que foram dois anos de paralisação pela pandemia. Então, até agora, são quatro anos de construção. “Tudo pago, sem dívidas. Só faremos o que o dinheiro der para fazer”, afirmou.
Até o final do mês de agosto será definido o valor de aplicação na obra. A partir daí, os empreiteiros  relacionarão o que poderá ser feito com o montante.
Os três andares do Centro Pastoral já estão erguidos, mas falta parte do revestimento externo, conclusão do segundo andar, com a colocação de pisos e divisões das salas, além de elevador. A gestão do atual Conselho terminará em dezembro de 2025, mas Luiz Hélio concluiu: “Até o fim deste ano, teremos boas notícias”.


                             Agradecimentos


O pároco e reitor Frei Paulo Henrique Romêro, diante dos resultados da quermesse, fez especial agradecimento a seu confrade Frei Eduardo Valvassori, pelo empenho e dedicação, apesar de estar com seu pai doente.
Agradeceu também o empenho da comunidade, patrocinadores, voluntários, funcionários, Prefeitura Municipal de Santos, Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana, Ordem Franciscana Secular, Colégio Stella Maris e Comunidade Santa Rita. Todos contribuíram para o sucesso do evento.
O pároco também deu ênfase aos voluntários: “Melhorando nossa acolhida, deixando nossas diferenças de lado, juntos poderemos fazer muito mais. A partir do momento que todos vocês, a comunidade do Embaré, tomarem a consciência da força que têm, poderemos muito mais”.
Frei Paulo contou que algumas pessoas lhe perguntaram se feijoada de confraternização para 167 pessoas não era demais. Mas ele respondeu que não: “Vocês merecem muito mais. O resultado é graças a vocês. Minha gratidão eterna”.


 


 

Confratenização da Quermesse 2024
28-07-2024
.:: • © Copyright 2007 - 2024, Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré ® • Santos • SP • (13) 3227-5977 • sec.paroquial@bsaembare.com.br • http://www.bsaembare.com.br
Av. Bartolomeu de Gusmão, 32 • Embaré • +55 13 99118-0719 • Whatsapp +55 13 99118-0719 • .::
.:: • PORTALWEB 6.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy