Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré

Ordem dos Frades Menores Capuchinhos

Tel.: (13) 3227-5977 • +55 13 99118-0719 sec.paroquial@bsaembare.com.br

Secretaria: Segunda a Sexta: 8:00-11:30 / 13:00-16:30 • Sábado 8:00-11:30

Diocese de Santos

Artigos
Capela da Porciúncula, berço da Ordem Franciscana
BASÍLICA 06-08-2024

Uma lenda contada através dos tempos diz que, na véspera de algumas solenidades, um coro de anjos descia do céu para festejar e cantar na igrejinha da Porciúncula, em Assis (Itália), em honra a Deus, Jesus e Nossa Senhora. Maria, Mãe de Jesus Cristo, Rei do Universo, é invocada no dia 2 de agosto com o título de Nossa Senhora dos Anjos, popularmente conhecida como Nossa Senhora da Porciúncula. Grande devoto da Virgem, São Francisco, nosso Pai Seráfico, consagrou especial afeição àquele santuário, local onde teve início a Ordem dos Frades Menores. Foi ali que ele alcançou a célebre indulgência.
Esta data importante para os franciscanos é celebrada com muita fé e alegria. Nossa paróquia Santo Antônio do Embaré recordou a instituição da Ordem dos Frades Menores com missa solene presidida pelo nosso pároco e reitor Frei Paulo Henrique Romêro. Em sua reflexão, contou que, a igreja Santa Maria dos Anjos, em Assis, abriga em seu interior a igrejinha da Porciúncula, restaurada por São Francisco de Assis.
“Dedicado à Nossa Senhora, berço da ordem franciscana, este lugar calava tão fundo no coração de São Francisco que ele até conseguiu do então papa Honório III indulgência plenária para os pecados. Acontece que, numa determinada noite, em momento de profunda oração naquele pequeno santuário, Francisco viu o local ser inundado por uma luz muito forte e, sobre o altar, as presenças do Senhor e de sua mãe, Maria, rodeados por uma multidão de anjos. São Francisco ficou ali a adorar o Senhor e, ao ser indagado pelo Cristo sobre o que desejava para a salvação das almas, o santo de pronto respondeu ao Santíssimo Pai: ‘mesmo que eu seja um mísero pecador, te peço que todos quantos arrependidos, se confessados, venham a visitar esta igreja, lhes conceda amplo e generoso perdão, com uma completa remissão de todas as culpas sob a orientação do senhor’”, contou o frei.
Francisco se dirigiu ao papa, que deu sua aprovação para a indulgência, conforme explicou o sacerdote. “Foi, portanto, nesse pequenino lugar que o pai Francisco alcançou o privilégio do perdão de Assis estendido depois para todas as igrejas franciscanas do mundo. Assim, no dia 2 de agosto de cada ano, há a possibilidade de recebimento da indulgência plenária, ou seja, da cura total das feridas abertas pelo pecado”, ressaltou.
Recentemente, o Papa Francisco falou que a Porciúncula, caminho espiritual de São Francisco, teve início em São Damião, mas o verdadeiro lugar amado, o coração pulsante da Ordem, onde a fundou e onde, por fim, entregou sua vida a Deus foi a Porciúncula.
A pequena porção – o cantinho junto à mãe da Igreja – será chamada bem-aventurada por todas as gerações. O pároco recordou que Jesus nos convida a fazermos com que o perdão, o amor, a paz e o bem ultrapassem as barreiras do medo e do desamor e nos una como irmãos, assim como aquela pequena igrejinha uniu frades ao redor de Francisco.
Frei Paulo destacou que só pede perdão quem tem um coração genuinamente arrependido de ter ferido o coração de alguém. Para ele, pedir perdão é abrir-se ao reencontro consigo mesmo no exercício da humildade, reconhecendo a falta cometida e na generosa disposição de apostar na possibilidade do recomeço. A experiência do amor de Deus, manifestada em Jesus Cristo, é aquela porta sempre aberta para voltarmos à intimidade com Deus. "Meu irmão e minha irmã, coloquemo-nos confiantes sob a proteção do manto de ternura e amor de Maria rodeada de todos os anjos celestes e a ela imploremos por sua intercessão a Jesus diante de nossas faltas. Como mãe amorosa e cheia de zelo para com todos os seus filhos e filhas, Nossa Senhora saberá pedir a seu Filho Jesus que nos perdoe e nos faça voltar a andar pelos retos caminhos do reino”, concluiu.


 

Solenidade de Nossa Senhora dos Anjos 2024
06-08-2024
.:: • © Copyright 2007 - 2024, Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré ® • Santos • SP • (13) 3227-5977 • sec.paroquial@bsaembare.com.br • http://www.bsaembare.com.br
Av. Bartolomeu de Gusmão, 32 • Embaré • +55 13 99118-0719 • Whatsapp +55 13 99118-0719 • .::
.:: • PORTALWEB 6.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy