Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré
Ordem dos Frades Menores Capuchinhos
Tel.: (13) 3227-5977 • +55 13 99118-0719 • sec.paroquial@bsaembare.com.br
Secretaria: Segunda a Sexta: 8:00-11:30 / 13:00-16:30 • Sábado 8:00-11:30
Diocese de Santos
A Família Franciscana celebrou Santa Clara, a flor mais bela do Jardim de Francisco. Os irmãos da Ordem Franciscana Secular do Embaré e os devotos lotaram a Basílica domingo (11/8), durante a missa solene presidida pelo nosso pároco e reitor, Frei Paulo Henrique Romêro que, em sua reflexão, recordou que Santa Clara fundou a Ordem das Damas Pobres, as Irmãs Clarissas. Apaixonada pela forma de vida de Francisco, fugiu de casa para se juntar aos frades, consagrando-se totalmente ao Cristo humilde e pobre. Clara e Francisco nutriam uma grande união que constituiu um aspecto muito importante no sentido real da amizade. “A amizade é um dos sentimentos humanos mais nobres e elevados que a graça divina purifica e transfigura no caminho para a perfeição cristã”, disse o pároco.
O desejo de Clara, conforme explicou, era pertencer ao grupo de Francisco, isto é, ser também um frade e viver da mesma inspiração, algo impensável para aquela época. Por isso primeiro foi conduzida a um monastério onde viveu por poucos meses, indo finalmente se fixar com suas primeiras companheiras na igreja de São Damião. Os frades, posteriormente, prepararam um pequeno convento, onde Clara viveu até sua morte.
“Mulher forte, guerreira, mesmo dentro da clausura, fez uma revolução no universo feminino da época e ensinou com seu testemunho de vida que a liberdade não era uma questão de lugar, mas sobretudo de estado de espírito. Clara e suas Irmãs Clarissas buscavam uma forma de vida religiosa de alegria, isto é, viver o Evangelho e nada mais. Não só em palavras, mas principalmente nos valores essenciais do Evangelho, no cotidiano num jeito simples, fraterno e feminino de viver. No seu testemunho, temos a certeza de que seremos cristãos e franciscanos autênticos, se nos consagrarmos na alegria de quem vive com o Senhor”, ressaltou o pároco.
Frei Paulo afirmou que somente sendo autênticos discípulos missionários de Jesus é que poderemos dar continuidade à missão profética de todo batizado. “Como fizeram Santa Clara e as Irmãs Clarissas, precisamos deixar que o Senhor conduza a nossa vida e confiarmos plenamente em sua intervenção nas nossas necessidades. Assim seremos construtores da paz e do bem por um mundo mais fraterno e solidário, testemunhando o Evangelho aos irmãos que vivem à margem de uma sociedade injusta e desumana”, concluiu.
Ordem Franciscana
A Ordem Franciscana do Embaré, que neste ano está comemorando seu centenário, todo domingo após a missa das 8 horas se reúne para oração. No dia de Santa Clara, os irmãos, como fazem semanalmente, se encontraram na Ordem para o momento de reflexão, porém com mais alegria por estarem celebrando a Dama dos Pobres.
Neste encontro, os irmãos receberam alguns convidados que rezaram a Via Sacra e, na oportunidade, o Ministro da Fraternidade, Raphael Taboada, explicou que a Ordem Franciscana Secular existe no mundo todo e na nossa região há três Ordens, duas em Santos – Embaré e Valongo – e uma em São Vicente.
Entre os trabalhos sociais que realizam, Raphael destacou a ação social com a população de rua, com entrega de alimentação, e o roupeiro Santa Clara, que faz enxoval de bebês para as mães carentes.
Além dos trabalhos sociais, Raphael mencionou que no terceiro domingo de cada mês realizam café fraterno, momento de formação e confraternização entre os irmãos e convidados.