Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré

Ordem dos Frades Menores Capuchinhos

Tel.: (13) 3227-5977 • +55 13 99118-0719 sec.paroquial@bsaembare.com.br

Secretaria: Segunda a Sexta: 8:00-11:30 / 13:00-16:30 • Sábado 8:00-11:30

Diocese de Santos

Artigos
Transmitir a fé católica e dar testemunho da Palavra são missões dos catequistas
BASÍLICA 25-08-2024

No último domingo do mês de agosto, mês vocacional, comemoramos o Dia do Catequista, pessoas que assumem a missão de transmitir e dar testemunho da Palavra e levar o catequizando ao encontro com Jesus. Nossa paróquia celebrou a data com missa solene presidida pelo nosso pároco e reitor, Frei Paulo Henrique Romêro, e concelebrada pelo Assistente Espiritual da Iniciação à Vida Cristã, Frei Antônio Eduardo Valvassori.
Frei Paulo ao iniciar sua reflexão lembrou que o quarto domingo do mês de agosto é dedicado à vocação dos leigos e leigas que dizem Sim a Deus e são chamados a ser sal da terra e luz do mundo, vivendo a fé no cotidiano. Eles têm a missão de transformar o mundo a partir do Evangelho, com o objetivo de torná-lo mais justo, fraterno e solidário. E entre os leigos, os catequistas merecem especial carinho, pois são esteios dos padres e bispos na transmissão da fé católica.
“Mulheres, jovens e homens escolhidos por Deus para conduzir os seus filhos à verdade do Reino dos Céus que é Jesus. Não a nossa verdade. Os catequistas não anunciam as próprias verdades, mas sim o próprio Jesus Cristo, caminho, verdade e vida”, destacou o pároco.
Frei Paulo explicou que a liturgia do dia falava sobre escolhas e que podemos desperdiçar a vida perseguindo valores estéreis ou apostando em valores eternos, capazes de dar pleno sentido à nossa existência. “Deus é quem aponta o caminho, mas a decisão final é nossa e somente quem teve uma verdadeira experiência de encontro com Deus é que poderá optar livremente por tê-lo como Senhor de sua vida”, prosseguiu.
O pároco ressaltou que a sociedade de maneira errada acredita que quem vive seu sentido de pertença a Deus é alguém submisso, escravizado, preso a uma montanha de regras e leis e desta forma tentam denegrir a Igreja a todo custo. “Mas, se fizermos uma profunda e verdadeira revisão de nossas vidas, dos momentos cruciais, conseguimos perceber a presença de Deus caminhando conosco. Por isso não podemos nos permitir enredar pela lógica do mundo, que se preocupa apenas com as necessidades materiais e a realização de projetos de poder, ambição e glórias. Devemos estar constantemente abertos à ação do Espírito Santo, disponíveis para seguir Jesus no caminho do amor e do dom da vida. E este é o caminho do verdadeiro discípulo de Jesus”, concluiu.
Após a homília, os catequistas acenderam suas velas no Ciro Pascal e renovaram o rito de profissão de fé. Foram agraciados com uma rosa e um livro.
Antes da bênção final, frei Paulo convidou os catequistas a se colocarem diante do altar e os abençoou: “Queridos catequistas, animados pelo Espírito Santo e enviados pela comunidade, continuem o caminho de Educação na Fé que tem sua fonte na Palavra de Deus e que esta Palavra seja Luz e força para realizar o serviço da construção de seu Reino de Fraternidade! Que o Senhor vos abençoe e vos guarde, que Ele vos ilumine e vos mostre a sua face. Volva para vós o seu olhar e vos dê a paz!”

Dia do Catequista 2024
25-08-2024
.:: • © Copyright 2007 - 2024, Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré ® • Santos • SP • (13) 3227-5977 • sec.paroquial@bsaembare.com.br • http://www.bsaembare.com.br
Av. Bartolomeu de Gusmão, 32 • Embaré • +55 13 99118-0719 • Whatsapp +55 13 99118-0719 • .::
.:: • PORTALWEB 6.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy